A pergunta que ouvimos em quase todos os primeiros contactos
Quando alguém nos telefona ou escreve pela primeira vez, a dúvida repete-se com poucas variações: o que é que vai acontecer na consulta, e o que é preciso levar? Percebe-se a hesitação. Quem tem uma casa herdada, um apartamento vazio ou uma casa de férias pouco usada raramente sabe por onde começar, e teme que uma conversa com um consultor seja o primeiro passo de um compromisso difícil de travar.
Por isso, em vez de responder de forma vaga, prefiro descrever a consulta tal como ela decorre. Sou o Rui Magalhães, consultor de imóveis, e conduzo muitas destas primeiras conversas. Neste texto conto o que acontece do princípio ao fim, o que pedimos ao proprietário e o que fica por decidir. A consulta inicial de orientação serve para perceber o imóvel, a situação de quem o possui e as alternativas que vale a pena explorar.
Como decorre a conversa, do princípio ao fim
Começamos pelo imóvel e pela sua história: onde fica, há quanto tempo está na família, em que estado se encontra, se está habitado ou desocupado. Segue-se a parte que mais pesa, que é a situação do proprietário. Pergunto o que espera da casa nos próximos anos, se pretende voltar a usá-la, se precisa de um rendimento complementar, se há outros herdeiros envolvidos e que tempo e energia está disposto a dedicar ao assunto.
Só depois falamos de alternativas, e fazemo-lo em termos simples. Manter como está, arrendar, adaptar uma parte do espaço, reabilitar para outro uso: cada caminho tem vantagens e exigências diferentes, e a consulta serve para dizer quais merecem ser estudados com mais cuidado e quais, à partida, não se ajustam ao caso. Não se fecham decisões nesta fase. Sai-se com um mapa mais claro do que existe.
- Conversa sobre o imóvel e o seu estado atual
- Perguntas sobre objetivos, prazos e disponibilidade
- Panorama das alternativas que justificam estudo
O que é útil trazer, mesmo sem ter tudo organizado
Muitos proprietários adiam o contacto por acharem que precisam de papéis em ordem. Não é assim. Ajuda ter à mão a caderneta predial ou a certidão do imóvel, se existirem, e algumas fotografias recentes de cada divisão e do exterior. Se o imóvel veio de uma herança, é útil saber em nome de quem está registado neste momento, ainda que a partilha esteja por concluir.
Se faltar alguma coisa, a consulta faz-se na mesma. Digo sempre que a falta de documentos não impede a conversa; apenas indica o que será preciso reunir mais tarde, caso o proprietário decida avançar para uma análise mais detalhada. O que não dispensamos é a franqueza: quanto mais claro for o proprietário sobre o que pretende e o que o preocupa, mais útil se torna o tempo que passamos juntos.
- Caderneta predial ou certidão, se existirem
- Fotografias recentes do interior e do exterior
- Nota sobre quem figura como proprietário
O que a consulta não é, e o que não promete
Convém ser claro quanto aos limites. A consulta inicial não é uma avaliação formal do valor do imóvel, não substitui o trabalho de um advogado ou de um solicitador numa partilha ou num contrato, e não garante rendimento algum. Fala-se de possibilidades, de custos prováveis e de aspetos práticos, mas sem prometer resultados que dependem de muitos fatores fora do nosso controlo.
Também não há pressão para avançar. Muitas pessoas saem da consulta e ficam semanas a pensar, e está certo. Há quem decida manter a casa como está, e esse é um desfecho perfeitamente legítimo. O nosso papel é garantir que a decisão, seja qual for, é tomada com informação e sem pressa, e que o proprietário sabe exatamente que passos viriam a seguir se quisesse ir mais longe.
Alguns cuidados próprios desta altura do ano
No outono, a conversa ganha um tom particular. Quem tem uma casa de férias fechada vê chegar as primeiras chuvas e pergunta-se se há infiltrações ou humidade a formar-se. Quem herdou uma habitação no interior pensa no inverno e no que pode acontecer a uma casa sem ninguém. Estas preocupações entram na consulta como qualquer outra, porque o estado de conservação influencia diretamente as alternativas possíveis.
Se for esse o seu caso, vale a pena tirar fotografias das zonas que lhe causam dúvidas, como telhados, paredes exteriores, caixilharias e casas de banho. Não é preciso resolver nada antes de falarmos. Ver o problema, ainda que sem o compreender por inteiro, permite-me dizer logo se se trata de algo que condiciona o uso do imóvel ou de um desgaste normal que pode esperar.
Depois da consulta: o que fica nas suas mãos
No fim da conversa, resumo de forma oral o que ficou combinado e quais as alternativas que me parecem merecer estudo. Se o proprietário quiser aprofundar, o passo seguinte é a análise do imóvel, com visita e relatório escrito, que tem preço próprio e é confirmado por escrito antes de começar. Se preferir ficar por aqui, a conversa cumpriu o seu propósito.
Nada obriga a decidir no mesmo dia. Muitos clientes voltam a contactar-nos passadas algumas semanas, depois de falarem com a família ou de verem o imóvel com outros olhos. Respeitamos esse ritmo. O que pedimos é que, quando avançar, o faça por convicção própria e com as perguntas todas respondidas, e não por ter sentido que a consulta o empurrava para algum lado.
- Resumo oral das alternativas a estudar
- Análise do imóvel só mediante confirmação escrita
- Liberdade para decidir ao seu ritmo
A consulta inicial é uma conversa de orientação, sem compromisso de avançar e sem promessas de rendimento. Serve para pôr o imóvel e os seus objetivos em cima da mesa e perceber que caminhos merecem estudo. Se tem uma casa a pedir uma decisão, escreva-nos ou telefone, diga o que tem e o que procura, e combinamos uma conversa com calma, sem papéis perfeitos nem ideias fechadas à partida.